Cabo Verde: Conferência “Historiografia da Literatura Cabo-Verdiana”

Publicado em quinta-feira, 10 maio 2018 15:46

Integrado na Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa, unidade de investigação cocriada pela Universidade de Cabo Verde e pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., o projeto “Historiografia da Literatura Cabo-verdiana” dedica-se ao estudo dos factos históricos, sociais e culturais que, em Cabo Verde, fundamentam e esclarecem o lento processo de onde emergiu a arte da escrita romântica a partir de meados do séc. XIX até à modernidade desencadeada pelo realismo da década de 1930.

No âmbito das conferências públicas proferidas pelo Professor Doutor Alberto Carvalho, Professor Catedrático Jubilado da Universidade de Lisboa, entre os dias 23 e 27 de abril, foi abordado o surgimento de uma Escola incipiente, logo nos alvores do povoamento das ilhas, a continuada aprendizagem da escrita e o seu exercício no espaço administrativo até ao séc. XIX que, graças aos Gabinetes de Leitura (entre outros órgãos culturais), difundia o gosto pela leitura literária e criava as condições objetivas para as diversas orientações expressas pelas poéticas de Claridade, Certeza, “Suplemento Cultural”, “Seló”, poesia militante, até à eclosão das poéticas contemporâneas.

Refletiu-se, igualmente, sobre a referência ao patriotismo da poética clássica de Pedro Cardoso em litigância com o realismo de Claridade. Daí uma ideia de base lapidar que deve convir às conferências: a riqueza e diversidade das poéticas e estéticas da modernidade cabo-verdiana só se compreendem à luz do demorado percurso histórico que decantou a sua atual maturidade artística.

A missão do Professor Doutor Alberto Carvalho, incluiu reuniões de trabalho com Investigadores da Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa e quatro conferências públicas - que decorreram na Biblioteca Nacional de Cabo Verde, Camões - Centro Cultural Português na Praia, na Escola Secundária José Augusto Pinto e no Polo do Mindelo da Universidade de Cabo Verde.

A iniciativa foi organizada pela Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa, com o apoio do Camões - Centro de Língua Portuguesa na Praia.

19745 l1 

 

19745 l2