Cabo Verde: Cooperação em Saúde-Missão de especialistas do Hospital D. Estefânia no domínio da Neuropediatria

Publicado em quarta-feira, 25 maio 2016 11:50

Decorre entre 21 a 28 de maio de 2016, a 9ª missão realizada por especialistas do Hospital D. Estefânia no domínio da neuropediatria, mais concretamente, para seguimento de crianças que padecem de doença neurológica crónica, nomeadamente com epilepsia, paralisia cerebral e spina bífida. Esta ação tem como foco único o Hospital Agostinho Neto (HAN/Praia) e inclui, pela primeira vez, especialistas nos domínios da Nefrologia e Urologia pediátricas.

Esta missão insere-se no quadro dos Protocolos de Cooperação Intergovernamental na área da Saúde, celebrados em 2012 e 2014 entre a Direção-Geral de Saúde de Portugal e o Ministério da Saúde de Cabo Verde e no âmbito do Plano de Ação acordado entre aquelas instituições em 2015.

Integrando uma dinâmica de cooperação mais densa e ampla existente entre Portugal e Cabo Verde e que objetiva o reforço da saúde materno-infantil, as missões em apreço têm-se concretizado em resultados muito positivos, cujo impacto se tem feito sentir, designadamente, ao nível da melhoria da qualidade de vida das crianças acompanhadas ao abrigo deste programa, da consolidação das capacidades e competências dos profissionais de saúde cabo-verdianos,) do reforço dos cuidados médicos oferecidos pelo sistema nacional de saúde e da redução dos doentes enviados para Portugal.