Cabo Verde: Cooperação Portuguesa na área da Educação - Parceria com a Uni-CV/Casas da Ciência da Praia e do Mindelo

Publicado em segunda-feira, 15 fevereiro 2021 19:12

Presidida pela Reitora da Universidade de Cabo Verde (UNI-CV), Judite do Nascimento e pelo Presidente do Camões, I.P., João Ribeiro de Almeida, que proferiu o seu discurso e acompanhou todo o evento via videoconferência, teve lugar, no dia 12 de fevereiro de 2021, a cerimónia de arranque do Projeto "Vi.Cente ao Cubo e Santiago ao Cubo", financiado pelo Camões, I.P. e desenvolvido pela UniCV através da Casa da Ciência da Praia e da Casa da Ciência do Mindelo.

De caráter educativo inovador, o projeto propõe-se desenvolver, em contexto de aprendizagem prático-didática, um Programa de Educação Científica em Língua Portuguesa, dirigido a Professores do Ensino Básico, nas áreas das engenharias, ciências naturais, biologia, física, química e robótica, integrando e aglutinando, assim, a área científica e a competência linguística.

No seguimento dos discursos proferidos pela Reitora e pelo Presidente do Camões, I.P., o Embaixador de Portugal em Cabo Verde, António Moniz, procedeu à entrega dos equipamentos tecnológicos e audiovisuais já adquiridos ao abrigo do projeto, que servirão de suporte à dinâmica e materialização dos diferentes módulos do programa educativo de formação de professores, contribuindo igualmente para reforçar a missão das Casas da Ciência e impulsionar o desenvolvimento de novos projetos de promoção da cultura científica.

A apresentação do projeto “Vi.Cente ao Cubo e Santiago ao Cubo” foi conduzida pelos Presidentes das Casas da Ciência da Praia e Mindelo, bem como pela Leitora do Camões, I.P. junto da UNI-CV, Mariana Faria, na qualidade de membros do Comité Cientifico-Pedagógico de operacionalização da ação.

O evento contou com as presenças do Embaixador de Portugal, António Moniz; da Diretora Nacional de Educação, Eleonora Sousa; da Diretora do Serviço de Gestão Educativa, Rosa Silva; de representantes do Corpo Diplomático da Embaixada de França e da Embaixada do Brasil; da Pró-Reitora para a Extensão Universitária e Líder do projeto, Maria de Lourdes Gonçalves; dos Presidentes das Casas da Ciência da Praia e do Mindelo, Professor Adelcides Rodrigues e Érico Fortes, respetivamente; da Leitora do Camões, I.P. junto da UNI-CV, Mariana Faria; de membros da Equipa Reitoral, bem como dos Presidentes das Unidades Orgânicas da Universidade.

Via videoconferência, assistiram igualmente à cerimónia representantes de entidades portuguesas que vêm apoiando as Casas da Ciência na prossecução das suas atividades, nomeadamente o Professor Pedro Pombo, Diretor da Fábrica de Ciência Viva, da Universidade de Aveiro e a Professora Leonor Ruivo, Coordenadora do Programa Ciência para o Desenvolvimento, do Instituto Gulbenkian de Ciência.

Aceda também à reportagem da TCV e à noticia publicada pela UNI-CV.

32098 L2

32098 L3