Para comemorar o 25 de Abril, de 6 a 20 de maio de 2025, encontra-se patente a exposição "Do cravo nasce a Liberdade!", no Camões – Centro Cultural Português (CCP) na Praia, Polo no Mindelo, organizada pela Leitora do Camões – Centro de Língua Portuguesa no Mindelo, em colaboração com os seus alunos da Universidade de Cabo Verde (UniCV).
Nesta mostra participaram três turmas: o 2.º ano de Ensino Básico da Faculdade de Educação e do Desporto (FaED), no âmbito das aulas de Língua Portuguesa – Oralidade; o 3.º ano de Ensino Básico da disciplina de Metodologias da Língua Portuguesa II; e o 2.º ano do curso de Estudos Cabo-Verdianos e Portugueses da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes (FSCHA).
Durante o processo criativo, inspirados pelo espírito de liberdade e esperança que este momento histórico representa, os alunos contaram com a orientação de dois artistas locais no uso das cores, o que foi essencial para a produção das telas de grande dimensão. Face à qualidade e ao envolvimento dos estudantes, a Leitora propôs ao CCP no Mindelo - espaço que acolhe regularmente exposições de artistas locais - a apresentação pública dos trabalhos.
A exposição inclui ainda um áudio com cerca de sete entrevistas, conduzidas pelos próprios alunos, com base em quatro questões fundamentais:
- O que é a democracia?
- O que é a liberdade?
- O que significou o 25 de Abril?
- O que significou a independência de Cabo Verde?
As entrevistas são acompanhadas por músicas de intervenção portuguesas e cabo-verdianas, o que contribui para um ambiente de reflexão e consciência histórica, unindo as linguagens da arte, da palavra e da música.
Conhecido como o dia da Revolução dos Cravos, o 25 de abril de 1974, marcou o fim da ditadura em Portugal e o início de um novo caminho para a democracia. Sem grande violência, o movimento militar conquistou a liberdade para o povo português, sendo para sempre lembrado como o Dia da Liberdade.
Esta revolução teve também um impacto profundo na independência das colónias portuguesas, incluindo Cabo Verde, que no dia 5 de julho celebrará 50 anos de independência. Para portugueses e cabo-verdianos, o 25 de Abril simboliza a conquista da liberdade, o fim de uma opressão e o início de uma nova jornada.