Cabo Verde: I Encontro Internacional de Reflexão e Investigação (EIRI)

Publicado em sexta-feira, 31 maio 2013 16:26

A Universidade de Cabo Verde organiza a 5 e 6 de junho de 2013, na Cidade da Praia, o I Encontro Internacional de Reflexão e Investigação (EIRI), uma iniciativa apoiada pelo Camões, IP que reúne investigadores e académicos numa ampla análise sobre os desafios do Conhecimento no século XXI.

O programa está organizado em painéis, que se sucedem ao longo dos dois dias do encontro, tendo por mote “O Conhecimento…Horizonte e Desafio…No século XXI”. Os temas a debater enquadram-se no contexto das Ciências Sociais e Humanas, versando nomeadamente sobre literatura, aprendizagem da língua, comunicação, cidadania, educação, filosofia e história.

“A investigação científica em Projeto”, “Jornalismo e Literatura: do escritor cidadão ao novo paradigma cultural – a cultura do quotidiano”, “Da necessidade de uma educação estética na formação do jovem cabo-verdiano”, “Comunicação Social e Saúde: análise da realidade portuguesa” e “Desembrulhar os segredos: as mulheres nos textos de Mia Couto”, eis algumas das intervenções agendadas.

A 5 de junho, pelas 17:15, decorrerá o lançamento do livro “Faça-se Ouvir. Domine o discurso em qualquer situação” (Porto Editora, abril de 2013), de J. Esteves Rei, que é o presidente da Comissão Organizadora deste I EIRI. A obra será apresentada pelo ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação de Cabo Verde, António Correia e Silva.

O Encontro, que se realiza no Campus do Palmarejo, encerra pelas 17:30 do dia 6 de junho.

Programa