Cabo Verde: Inauguração do Centro de Diálise do Hospital Dr. Baptista de Sousa

Publicado em quarta-feira, 20 janeiro 2021 16:33

Teve lugar, no dia 19 de janeiro de 2021, no Mindelo, a inauguração do Centro de Diálise do Hospital Dr. Baptista de Sousa, cuja construção foi cofinanciada pelo Camões, I.P., ao abrigo do Protocolo de Cooperação Bilateral celebrado em 2018, com o Ministério da Saúde e Segurança Social e Ministério das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação de Cabo Verde.

A cerimónia de inauguração do Centro de Diálise foi presidida pelo Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, na presença do Ministro da Saúde e Segurança Social de Cabo Verde, Arlindo do Rosário; do Presidente do Camões, I.P., João Ribeiro de Almeida; do Embaixador de Portugal, António Moniz; da Presidente do Conselho da Administração do Hospital Dr. Baptista de Sousa, Ana Brito e respetivos profissionais de saúde.

O novo Centro de Diálise é de uma inestimável relevância para Cabo Verde, tratando-se, com efeito, de uma infraestrutura que beneficiará a população de S. Vicente, e das restantes ilhas do barlavento, com patologias nefrológicas que necessitam de cuidados e tratamentos de diálise.

"Trata-se de uma infraestrutura que respeita altos padrões de biossegurança e qualidade, que vai ser dotada de um orçamento e quadro de pessoal próprio constituído por médicos, enfermeiros e entre outros profissionais que evoluirão em função das necessidades" (PCA do HBS, Ana Brito).

A capacidade de resposta nacional será agora, proveitosamente reforçada com o novo Polo Clínico de Diálise, augurando a Cooperação Portuguesa para que se torne um centro de referência, tal como sucede com o da Praia, no Hospital Agostinho Neto, inaugurado em 2014 e que beneficiou igualmente do apoio financeiro do Camões, I.P.

 32050 3

32050 2