Cabo Verde: Lançamento de “Coração de Lava” de José Luiz Tavares, na Ilha do Fogo

Publicado em quinta-feira, 04 dezembro 2014 12:43

O livro “Coração de Lava”, com poemas de José Luiz Tavares e fotografia de Duarte Belo, vai ser lançado no dia 16 de dezembro de 2014, às 18h30, no Centro Cultural Português do Mindelo /Camões, I.P.

O lançamento tem como pano de fundo o Parque Natural de Chã das Caldeiras, na Ilha do Fogo, onde se situa o mais importante geo-monumento de Cabo Verde e um dos mais significativos vulcões do Atlântico Sul.

A apresentação da obra estará a cargo de Ana Cordeiro, e contará com a presença do autor.

José Luiz Tavares nasceu na Ilha de Santiago, Cabo Verde, em 1967. É formado em Literatura e Filosofia. O seu primeiro livro, Paraíso Apagado por um Trovão, recebeu o Prémio Mário António de Poesia 2004, atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Em 2005, o seu segundo livro, Agreste Matéria Mundo foi contemplado com o Prémio Jorge Barbosa. Colaborou com jornais e revistas de Cabo Verde, Portugal e Brasil. Atualmente trabalha na tradução de poemas de Fernando Pessoa e Camões.

Duarte Belo nasceu em Lisboa, em 1968. É licenciado em Arquitetura. Desenvolve projetos em Fotografia e expõe individualmente desde 1989. Está representado em diversas coleções públicas e privadas, em Portugal e no estrangeiro. Já desenvolveu a atividade de docência e participa regularmente em seminários, congressos e mesas redondas.