Cabo Verde: Ministro da Cultura visita projetos PROCULTURA

Publicado em terça-feira, 28 junho 2022 10:56

Entre 9 e 12 de junho de 2022, no âmbito das celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas - que se celebra a 10 de junho - o Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, visitou Cabo Verde e conheceu vários projetos do PROCULTURA no país.

O Ministro da Cultura participou na apresentação pública do projeto Cimboa - Património para o Desenvolvimento Sustentável, no Tarrafal de Santiago, e na abertura do Workshop de Cimboa e Batuque, com intervenção nos discursos institucionais. Visitou a Fundação Amílcar Cabral (FAC), onde foi apresentado ao projeto Resistência e Afirmação Cultural: pesquisar, preservar, contemporizar e circular, do qual a FAC é entidade parceira, e conheceu as oleiras de Traz di Munti, artesãs beneficiárias da Plataforma Online de Artes: Voador.

Pedro Adão e Silva assistiu ainda a uma breve apresentação da nova peça de teatro “Fado”, da companhia Raiz di Polon, onde participam quatro bolseiros do PROCULTURA nas residências artísticas da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) - Mano Preto, Bety Fernandes e Rosy Timas - e na Licenciatura em Dança na Escola Superior de Dança de Lisboa - Luciene Cabral. Raiz di Polon é também uma das entidades beneficiárias do Projeto Tripé: Trés Ilhas, Três Artes, polo de criação artística contemporânea. A companhia de dança contemporânea foi recentemente aplaudida com o prémio Prestígio RDP Africa 25 anos.

O Ministro teve também oportunidade de conhecer outros artistas bolseiros do PROCULTURA nas residências artísticas da FCG - Adérito Tavares e Bruno Amarante -, e assistiu a um breve espetáculo de Bruno Amarante, nome artístico Djam Neguin, e Betty Fernandes, na peça “Recontos da CPLP” com teatro, música e dança, uma peça apresentada pela Associação Espaço Gota d’Arte, entidade beneficiária do projeto “Partilha”.

O PROCULTURA é uma ação do Programa entre PALOP - Timor-Leste e União Europeia (UE), financiada pela UE, cofinanciada e gerida pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., e pela Fundação Calouste Gulbenkian. Tem por objetivo a promoção do emprego nas atividades geradoras de rendimento no setor cultural nos PALOP e em Timor-Leste.

33293 l1

33293 l2

33293 l4

33293 l5

Fotos: Denise Fernandes e Guilherme Bragança