Cabo Verde: “Os Livros e os Contos” com o contador de histórias Jorge Serafim

Publicado em sexta-feira, 30 março 2012 08:30

O Centro Cultural Português/ Instituto Camões promove, nas cidades da Praia e do Mindelo, uma ação de promoção do livro e da leitura “Os Contos e os Livros”, dinamizada pelo ator português Jorge Serafim. A atividade contempla a realização de sessões para crianças (a partir do 8 anos) na Praia (dia 02 de Abril, às 17.00 no auditório do IC-CCP) e no Mindelo (dia 5 às 17.00 no pátio do Centro Cultural do Mindelo). As sessões têm entrada livre.

Para o público em geral, as sessões decorrem nos dias 30 de março (Praia, Auditório IC-CCP, às 19.00) e 03 de abril (Centro Cultural do Mindelo), também com entrada grátis.

O projeto explora as dimensões da palavra e da leitura, adaptadas a diferentes públicos e faixas etárias, procurando que, através da narração criativa de contos do mundo inteiro, se partilhem saberes e patrimónios e se promova o sentido de pertença e a cidadania. “A palavra converte a ideia em realidade, é o fenómeno que parece acontecer no espírito de quem ouve o conto, seja criança ou adulto. Tanto o narrador como os ouvintes participam na criação. Com cada conto conseguimos expressar as verdades de cada momento e os nossos objetivos para um caminho enquanto seres humanos, ou o que acreditamos que possa sê-lo, porque o conto é ensinamento e escola”, refere Mª Emília Traça, enquanto a leitura, nas palavras de Bartolomeu Queiroz, “guarda espaço para o leitor imaginar a sua própria humanidade e apropriar-se da sua fragilidade, com os seus sonhos, os seus devaneios e sua experiência. A leitura acorda no sujeito dizeres insuspeitados enquanto redimensiona os seus entendimentos.

Jorge Serafim, define-se como “um esmerado cozinheiro nas artes da boa-disposição, um narrador de histórias rocambolescas onde habitam personagens caricatas em situações que nem lembram ao diabo, que gosta de temperar com uma pitada de absurdo e mais duas de imprevisto. Depois de a elas lhes tomar o gosto, refoga-as com muita sátira aos bons, maus e piores costumes, não se lhe escapando nada nem ninguém pelo buraco de uma agulha. Arremata o suculento cozinhado com um polvilhado de Stand Up Comedy.” A sua qualidade e versatilidade levaram-no já, como narrador de contos tradicionais, atividade que vem exercendo há 20 anos, a diversos festivais de contadores e Feiras do Livro em Portugal, Argentina, Espanha, Canadá e Luxemburgo.

Como humorista/Stand Up Comediant, tornou-se conhecido do grande público devido à sua participação regular em programas de televisão dos quais, se destacam Levanta-te Ri (SIC), Fátima Lopes (SIC), Sempre em pé (RTP2), Sexta à Noite (RTP1), Portugal Sem Fronteiras (SIC Internacional) e Portugal no Coração (RTP1).