Cabo Verde: Portugal contribui para o reforço da capacidade de diagnóstico do COVID-19

Publicado em quinta-feira, 27 agosto 2020 15:18

Teve lugar, no dia 26 de agosto de 2020, a cerimónia oficial que assinalou a entrega de dois equipamentos para realização de exames PCR ao Ministério da Saúde de Cabo Verde. Esta doação, cofinanciada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pela Fundação Calouste Gulbenkian, vai permitir aumentar significativamente a capacidade de testagem do sistema nacional de saúde cabo-verdiano, nomeadamente nas ilhas de Santiago, do Fogo e da Brava.

Trata-se de um apoio enquadrado no Plano de Ação da Resposta Sanitária à Pandemia Covid-19 entre Portugal e os Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste, um ambicioso programa que envolve um investimento de três milhões de euros e contempla duas vertentes distintas mas complementares: disponibilização de material médico e de proteção individual e formação.

A cooperação portuguesa entregou às autoridades cabo-verdianas dois equipamentos para a realização de testes de diagnóstico PCR à covid-19 e material de laboratório, o que permitirá diminuir o tempo de espera da testagem.

“Um gesto importante que nós reconhecemos. E juntos acredito que há muita coisa que ainda vamos fazer”, afirmou o ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, na cerimónia de entrega da doação portuguesa, que decorreu na Praia.

Atualmente, Cabo Verde já tem capacidade para realizar testes à covid-19 nas ilhas de Santiago (Praia), São Vicente e Sal, prevendo-se a instalação de um novo laboratório na ilha do Fogo, o novo foco da doença no arquipélago, com vários casos diários diagnosticados na última semana.

“Desde o início, Portugal mostrou-se totalmente aberto a apoiar o país. Este apoio vem em boa altura, porque estamos a alargar a capacidade de testes”, reconheceu Arlindo do Rosário.

Cabo Verde registava ao final de terça-feira um acumulado de 3.568 casos de Covid-19, com 37 mortes.

O governante recordou que nos últimos dias surgiram precisamente os primeiros casos de Covid-19 na ilha do Fogo, afetando particularmente o concelho dos Mosteiros (22 casos).

Arlindo do Rosário adiantou que uma equipa governamental, juntamente com a Proteção Civil, desloca-se na sexta-feira à ilha do Fogo, para analisar a situação local, não afastando para nenhum cenário, como a criação de um cordão sanitário naquele concelho.

O embaixador de Portugal em Cabo Verde, António Albuquerque Moniz, destacou o apoio português que tem sido dado ao arquipélago, a vários níveis, no combate à Covid-19, incluindo em cooperação com a União Europeia.

“Portugal, como membro da União Europeia também tem desenvolvido, no seio desta organização, um esforço importante no combate à covid-19 e gostava de agradecer o esforço do Governo cabo-verdiano. Este é apenas um projeto em que estamos envoliodos mas há outros”, apontou o embaixador.

O apoio consiste na oferta de dois equipamentos para a realização de exames com a técnica PCR-RT e materiais para os laboratórios de virologia, que permitirão a realização de 1.000 testes para o diagnóstico da covid-19 na ilha de Santiago, duplicando a capacidade de resposta.

Aumentará a capacidade de resposta na ilha de Fogo, segundo a Cooperação Portuguesa, “respondendo às necessidades da Região Sanitária Fogo/Brava e reduzindo significativamente o tempo de espera do resultado dos testes”.

A cooperação portuguesa recorda que a maioria dos novos casos “resultam de transmissão comunitária”, levando a que as autoridades tenham vindo a aumentar o número de testes diários, tendo já sido realizados mais de 41 mil testes.

Este apoio do Camões, I.P. enquadra-se no Plano de Ação na Resposta Sanitária à Pandemia Covid-19 entre Portugal e os Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste, coordenado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, que envolve um investimento de três milhões de euros. Implica a disponibilização de material médico e proteção individual, num total de cerca de 800 mil itens e 96 ações de formação, ao longo de um ano.

Com Lusa

Fotos: Fernando Pina / Facebook da Embaixada de Portugal em Cabo Verde

31756 2