Cabo Verde: PROCULTURA PALOP-TL homenageado pelo Governo

Publicado em segunda-feira, 27 outubro 2025 11:14

A equipa do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. responsável pela gestão do PROCULTURA PALOP-TL, foi homenageada pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas do Governo de Cabo Verde pelo seu “inquestionável contributo para a Cultura cabo-verdiana”.

A cerimónia teve lugar no dia 18 de outubro de 2025, na Calheta de São Miguel, na Ilha de Santiago, no âmbito das comemorações do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades. O ato público, presidido pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, reconheceu, num gesto simbólico, todos os que têm contribuído para o engrandecimento e valorização da cultura do país. 

O PROCULTURA fez-se representar por Guilherme Bragança, membro da equipa do projeto em Cabo Verde, que recebeu a distinção das mãos do Ministro.

Assim como o PROCULTURA, outras personalidades e parceiros de relevância para o setor foram, também, distinguidos. De destacar as Delegações da União Europeia e da Cooperação Portuguesa, pelo trabalho em prol do apoio aos profissionais da cultura e ao desenvolvimento das indústrias criativas do país.

O PROCULTURA é um projeto financiado pela União Europeia, que é gerido e cofinanciado pelo Camões, I.P. e conta também com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian. Dispõe de um orçamento de 19 milhões de euros e tem como objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste.

Foto: © Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas do Governo de Cabo Verde