Cabo Verde: Projeto do PROCULTURA encerra oficina de escrita criativa na cidade da Praia

Publicado em quinta-feira, 23 março 2023 14:57

Teve lugar no dia 16 de março de 2023, no Camões – Centro Cultural Português na Praia, em Cabo Verde, a cerimónia de encerramento e entrega de certificados da 3.ª Oficina de Escrita Criativa “Construir narrativas para crianças e jovens”.

Participaram nesta oficina 51 formandos, sobretudo mulheres e jovens, entre professores, alunos, artistas e pessoas com interesse na área da literatura infantojuvenil.

O evento contou com a participação do Embaixador de Portugal em Cabo verde, Paulo Lourenço, da Adida para a Cooperação de Portugal em Cabo Verde e Diretora do Camões - Centro Cultural Português na Praia, Odete Serra, do Chefe de Cooperação da União Europeia em Cabo Verde, Pedro Llopis, assim como as representantes do Ministério da Educação, Ana Santos e do Ministério da Cultura, Matilde Santos. Estiveram ainda presentes os Presidentes da FaED - Faculdade de Educação e Desporto, Aleida Furtado e da FCSHA - Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes, Daniel Medina, da Uni-CV - Universidade de Cabo Verde, assim como outras individualidades do setor literário e infantojuvenil.

Esta foi a 3.ª Oficina de Escrita Criativa organizada pelo PROCULTURA em Cabo Verde, que, juntamente com as edições do Mindelo e da Assomada beneficiou um total de 130 formandos.

Esta é uma das atividades do PROCULTURA na área da literatura infantojuvenil, realizadas pelo formador Miguel Gullander, que pretende contribuir para transmitir métodos e técnicas para a produção literária, com enfoque neste tipo de literatura. 

O PROCULTURA é um projeto do programa PALOP-TL e EU, financiado pela União Europeia, que é gerido e cofinanciado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e conta também com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian. Dispõe de um orçamento de 19 milhões de euros e tem como objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste.

33815 2

33815 3