Cabo Verde: Projeto PROCULTURA promove Oficina de Escrita Criativa no Mindelo

Publicado em terça-feira, 07 fevereiro 2023 10:26

No âmbito do projeto PROCULTURA PALOP-TL, teve lugar no dia 4 de fevereiro de 2023, nas instalações da Faculdade de Educação e Desporto (FaED) do Mindelo, a cerimónia de encerramento e entrega de certificados da Oficina de Escrita Criativa “Construir narrativas para crianças e jovens”.

Participaram na oficina 34 formandos, desde escritores a profissionais na área da educação, artistas e pessoas com interesse na área da literatura infantojuvenil, que levaram consigo métodos e técnicas para a produção literária, com enfoque na literatura infantojuvenil. Participou também a jovem escritora mindelense Christy Reis, que partilhou a sua experiência e apresentou o seu primeiro trabalho de literatura infantojuvenil "Cavalinhas", sobre a temática da preservação ambiental.

A cerimónia de encerramento contou com a presença da Adida para a Cooperação Portuguesa e Diretora do Camões - Centro Cultural Português na Praia, Odete Serra, bem como representantes do Camões - Centro de Língua Portuguesa no Mindelo e do Camões - Centro Cultural Português na Praia, Pólo no Mindelo, assim como do Diretor do CNAD (Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design), em representação do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.

Esta é uma das atividades do PROCULTURA na área da Literatura Infantojuvenil, realizadas pelo formador Miguel Gullander, Doutorado em Linguística, Línguas e Literaturas e Mestre em Pedagogia para o Desenvolvimento, docente de Língua Portuguesa de formação e escritor.

No final do mês de fevereiro de 2023, terão início as próximas edições destas Oficinas de Escrita Criativa, na cidade da Praia e Assomada.

O PROCULTURA é um projeto financiado pela União Europeia, que é gerido e cofinanciado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e conta também com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian. Dispõe de um orçamento de 19 milhões de euros e tem como objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste.

33711 1

33711 2

Fotos: Queila Fernandes