Cabo Verde: Projeto PROCULTURA promoveu mostra de trabalhos de bolseiros de residências artísticas

Publicado em quinta-feira, 17 novembro 2022 15:44

De 19 a 23 de outubro de 2022 decorreu, na Academia Livre de Artes Integradas do Mindelo (ALAIM), a primeira edição da Mostra de Artistas Residentes (M.A.R. 2022), que trouxe a Cabo Verde 10 obras artísticas nas áreas da Música, Dança e Teatro, com artistas de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique.

A Mostra é um evento de apresentação do trabalho desenvolvido por artistas que beneficiaram de bolsas PROCULTURA para realizar residências artísticas, atividade implementada e gerida diretamente pela Fundação Calouste Gulbenkian. Participaram os bolseiros: Elizabete Fernandes, Manu Preto, Djam Neguin, Rosy Timas e Nuno Barreto, de Cabo Verde; Wilson Da Silva, da Guiné-Bissau; Noé João, de Angola; e Francisca Pedro Mirine, Estêvão Filipe Chissano e Pak Ndjamena, de Moçambique.

Com este apoio pretende-se desenvolver os artistas na sua capacitação técnica, profissional e humana, e proporcionar-lhes experiências de partilha e interação no processo de criação artística assim como consolidação de parcerias que promovam a internacionalização do seu percurso.

O PROCULTURA é um projeto financiado pela União Europeia, que é gerido e cofinanciado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e conta também com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian. Dispõe de um orçamento de 19 milhões de euros e tem como objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) e em Timor-Leste.

33570 3

33570 1

Fotos: © Queila Fernandes