Cabo Verde: Projeto VISAMAR – Oficina de Cinema de Animação

Publicado em sexta-feira, 16 dezembro 2016 07:45

Decorreu de 16 de novembro a 1 de dezembro de 2016, na Cidade da Praia, o projeto VISAMAR, - Oficina de Cinema de Animação com o formador César Schofield Cardoso.

 

Esta iniciativa, desenvolvida pelo Camões – Centro de Língua Portuguesa na Cidade da Praia, propõe o estudo de canais para a mediação e a aprendizagem literárias, considerando o desenvolvimento de competências comunicativas em língua, da autonomia e do exercício (in)formado da crítica e do comentário por parte do leitor/aluno.

No âmbito deste projeto foi promovida a oficina de Cinema de Animação com Stop Motion, vocacionada para futuros professores de Língua Portuguesa (Ensino Secundário).

Em conformidade com o formador, César Schofield Cardoso, a oficina “ofereceu aos participantes a possibilidade de aprender técnicas básicas de animação cinematográfica e compreender o processo de criação de um filme de animação. Apoiou-se fortemente numa componente de trabalhos manuais, na confeção de bonecos e cenários da animação. De forma implícita, durante o processo de criação, abordou conceitos de narrativas literárias; de tradução da narrativa literária a narrativa visual; de fundamentos da animação cinematográfica e de produção audiovisual digital."

Nesta edição procedeu-se à adaptação de um capítulo do romance intitulado O Escravo, de José Evaristo d’Almeida.