Cabo Verde: Reserva da Biosfera da Ilha do Fogo recebeu II Encontro da Rede CPLP MaB

Publicado em sexta-feira, 22 março 2024 15:08

Teve lugar entre os dias 11 e 15 de março de 2024, na Ilha do Fogo, Cabo Verde, o II Encontro da Rede de Reservas da Biosfera da UNESCO na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Rede CPLP MaB).

A Rede CPLP MaB agrega as 24 Reservas da Biosfera dos Estados-membros da CPLP, criadas sob a égide da UNESCO, através do Programa Homem e Biosfera (MaB - Man and the Biosphere). O Secretariado Técnico da Rede CPLP MaB é assegurado pela ONGD portuguesa ACTUAR.

A sessão de abertura foi presidida pelo Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neve, tendo contado no painel de oradores com a presença de Odete Serra, Adida para a Cooperação e Diretora do Centro Português de Cooperação em Cabo Verde, em representação da Cooperação Portuguesa. Na sua intervenção, valorizou o trabalho em parceria apoiado pela Cooperação Portuguesa, quer no plano bilateral quer no âmbito da CPLP, tendo afirmado que este Encontro da Rede CPLP MaB será um marco importante na consolidação do projeto e um momento de balanço e de reganhar ímpeto para as atividades ainda por concretizar, na expetativa de que este contribua para encontrar melhores soluções para estes territórios e para a afirmação e continuidade da Rede CPLP de Reservas da Biosfera.

Este evento internacional, que contou com a participação de especialistas e quadros técnicos das Reservas da Biosfera e/ou Comités MaB Nacionais do Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, pretende reforçar as parcerias, a articulação e as competências da Rede CPLP MaB, contribuindo para a dinamização de atividades, de partilha de informação e de discussão de iniciativas futuras para a promoção das Reservas da Biosfera da UNESCO na CPLP, junto do grande público e de outros atores relevantes.

O encontro teve uma agenda bastante preenchida, com a discussão do Plano Estratégico da Rede de Reservas da Biosfera da CPLP e a apresentação de três iniciativas-piloto do projeto: "Roteiro para o Turismo Sustentável", "Paisagens Alimentares" e "Serviços dos Ecossistemas". O programa dos trabalhos incluiu, ainda, a realização de visitas temáticas à Reserva da Biosfera da Ilha do Fogo.

No final do Encontro, foi aprovado o Plano Estratégico da Rede de Reservas da Biosfera da CPLP e adotada a Declaração de São Filipe, que estabelece o compromisso dos parceiros do projeto para o reforço da cooperação para o desenvolvimento sustentável das Reservas da Biosfera nos países da CPLP através do intercâmbio, geração e partilha de conhecimentos e de boas práticas. A Declaração de São Filipe estabelece, ainda, o desafio da preparação dos requisitos formais para a integração da Rede CPLP MaB no quadro das Redes Temáticas de Reservas da Biosfera do Programa MaB da Unesco.

O projeto Rede CPLP MaB é financiado pelo Fundo Especial da CPLP, com base nas contribuições financeiras efetuadas pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, estando prevista a sua conclusão em 2025.

34480 2

34480 3