Moçambique: Produção Sustentável de Café no Parque Nacional da Gorongosa

Publicado em sexta-feira, 21 abril 2017 17:21

A Embaixada de Portugal em Maputo visitou o projeto de Produção Sustentável de Café no Parque Nacional da Gorongosa (Chitengo), para acompanhar os trabalhos a serem realizados pela equipa do Instituto Superior de Agronomia (ISA), incluindo visitas aos campos experimentais de culturas e aos viveiros de café.

Este projeto visa complementar os trabalhos iniciados no âmbito do projeto Gorongosa National Parks’ Cofee Agroforestry under Shade e tem como objetivo principal a implementação de um sistema agroflorestal de produção de café sustentável como forma de mitigar os efeitos de deflorestação e do clima, bem como de promover o agronegócio alimentando o rendimento das comunidades rurais do Parque Nacional da Gorongosa. O projeto pretende ainda beneficiar as faculdades e politécnicos locais através da formação avançada dos seus estudantes, docentes e investigadores em cafeicultura, num contexto de incremento do conhecimento e partilha mútua.

Durante o corrente mês de abril diversos professores e investigadores do ISA e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em conjunto com a Embaixada de Portugal em Maputo, estiveram no Parque Nacional da Gorongosa. Os peritos portugueses para além do referido projeto sustentável de café, estão a desenvolver atividades em parceria com o Projeto de Restauração da Gorongosa, nomeadamente desenvolvendo o Programa de Educação em Biodiversidade e o Mestrado em Biologia da Conservação em parceria com a Universidade Lúrio e Universidade Zambeze. No âmbito do Programa de Educação em Biodiversidade foram já lecionados os módulos de Estatística e Desenho Experimental, Sistemas de Informação Geográfica e Biologia Vegetal.