Camões - Centro Cultural Português em Maputo e Câmara Municipal de Lisboa anunciam vencedores do programa de intercâmbio literário 2024

Publicado em quinta-feira, 11 abril 2024 15:30

José dos Remédios (Moçambique) e Ana Bárbara Pedrosa (Portugal) são os autores vencedores da edição de 2024 do programa de intercâmbio literário e estarão em residência em maio de 2024, em Lisboa, e em outubro de 2024, em Maputo, respetivamente.

O júri constituído pela escritora Yara Monteiro (na qualidade de convidada) e pelos representantes do Camões - Centro Cultural Português em Maputo - Matteo Angius - e da Câmara Municipal de Lisboa - Adelaide Bernardo - decidiu por unanimidade selecionar as propostas de trabalho de José dos Remédios e Ana Bárbara Pedrosa, considerando que no universo das candidaturas admitidas são as que melhor se enquadram na lógica do presente programa de intercâmbio literário, destacando também, o impacto e benefícios destas residências e os encontros e experiências que proporcionam para a atividade literária dos candidatos vencedores e para os projetos apresentados, bem como a oportunidade de enriquecimento do seu percurso artístico.

Os dois autores juntam-se assim a Amosse Mucavele, Joana Bértolo, Eliana N’Zualo, Lúcia Vicente, Eduardo Quive, Mélio Tinga e Cláudia Lucas Chéu, escritores vencedoras de edições anteriores do programa de intercâmbio literário, criado no abrigo do protocolo de cooperação celebrado entre a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. através do Camões - Centro Cultural Português em Maputo, de incentivo e estímulo à criação literária portuguesa e moçambicana e aposta na internacionalização da cultura.

Sobre os vencedores:

José dos Remédios será o escritor residente em Lisboa, em maio de 2024. Nasceu no Chamanculo, Cidade de Maputo. É Mestre em Educação/ Ensino de Português, pela Universidade Pedagógica de Maputo, licenciado em Literatura Moçambicana, pela Universidade Eduardo Mondlane, docente, ensaísta e jornalista. Iniciou a sua carreira de docente em 2008, o ensaio em 2012 e o jornalismo em 2014. Possui publicações na imprensa moçambicana, angolana, portuguesa, brasileira e eslovaca. Tem colaborado como consultor de feiras de livro, na edição literária e na promoção das artes e culturas com instituições africanas, europeias e americanas. Escreveu guiões de vídeos em homenagem a Marcelino dos Santos, Joaquim Chissano, Ungulani ba ka Khosa, Dom Dinis Sengulane, Mia Couto, Paulina Chiziane e Luís Bernardo Honwana. Foi guionista, técnico de som e fotógrafo do documentário "Maputo, a doropa", que conta histórias sobre os bairros da capital moçambicana. É autor de "O horizonte e a escrita – um ensaio sobre a narrativa de Adelino Timóteo" (2020) e organizou o livro "José Craveirinha: a voz do nosso tempo" (2022).

Ana Bárbara Pedrosa será a escritora residente na cidade de Maputo, em outubro de 2024. Romancista portuguesa. Desde 2019, escreveu e publicou três romances, com selo da Bertrand Editora: "Lisboa, chão sagrado" (2019, finalista do prémio literário Fundação Eça de Queiroz, "Palavra do Senhor" (2021) e "Amor estragado". Este último será publicado no Brasil ainda em 2024. Também para este ano está prevista a primeira publicação em literatura de não-ficção, com um volume de literatura de viagens. A autora escreve regularmente para vários órgãos de comunicação social, é cronista no jornal Mensagem de Lisboa, faz crítica literária no Observador e copywriting na Wook. É doutorada em Ciências Humanas, Mestre em Estudos Portugueses, pós-graduada em Linguística, pós-graduada em Economia e Políticas Públicas e licenciada em Línguas Aplicadas. Atualmente, dedica-se exclusivamente à escrita.

 

Fotos:

José dos Remédios © Isac Bila

Bárbara Pedrosa © Vitorino Coragem