Camões - Centro Cultural Português em S. Tomé acolhe Academia de Líderes Ubuntu

Publicado em segunda-feira, 02 abril 2018 14:44

O Camões - Centro Cultural Português em São Tomé acolheu, entre os dias 19 e 23 de março de 2018, a “I Edição da Academia de Líderes Ubuntu em São Tomé e Príncipe”.

Nesta Academia participaram perto de 50 jovens santomenses entre os 18 e os 35 anos, com elevado potencial de liderança, os quais tiveram a oportunidade de desenvolver as suas capacidades pessoais, ganhando ferramentas que lhes possibilitem ter um papel positivo e ativo na sociedade em que estão inseridos, desenvolvendo ou integrando projetos de inovação e empreendedorismo social ao serviço das comunidades.

Durante esta semana estes jovens participaram em workshops, jogos didáticos, ouviram testemunhos, visualizaram filmes, partilharam experiências e realizaram trabalho de campo, permitindo-lhes aperfeiçoar o seu autoconhecimento, autoconfiança, resiliência, empatia e sentido de serviço.

Ubuntu é um conceito africano que significa: Acolhimento, respeito, entreajuda, partilha, comunidade, cuidado, confiança, generosidade. A tradução literal de UBUNTU é:"Eu sou porque Tu és". Eu só posso ser uma Pessoa com as outras Pessoas".

Nelson Mandela contou uma pequena história para tentar definir UBUNTU: "Em tempos antigos, um viajante que atravessava o seu país parava numa aldeia. Não tinha sequer de pedir por comida e por água. Os aldeões acolhiam-no e alimentavam-no logo que o vissem".

19502 19502 1
19502 2 19502 3