“Camões dá que falar” com Domício Proença Filho

Publicado em segunda-feira, 22 outubro 2018 16:52

O Camões, I.P. convida para a próxima sessão do ciclo de conversas “Camões dá que falar” que terá lugar no dia 31 de outubro de 2018, pelas 18h00, no Auditório do Camões, I.P., e conta com Domício Proença Filho como orador convidado. 

Domício Proença Filho, antigo Presidente da Academia Brasileira de Letras, é professor e investigador em língua portuguesa e literatura brasileira.

Completou o bacharelato e licenciatura em Letras Neolatinas pela antiga Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, é Doutor em Letras e Livre-docente em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina. Foi professor de Língua Portuguesa de vários estabelecimentos incluindo a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Pontifícia Universidade Católica da mesma cidade. Lecionou também na Universidade de Colónia, na Universidade de Tubingen e na Escola de Aachen, na Alemanha.

É membro da Academia Brasileira de Letras, do Real Gabinete Português de Leitura e da Academia das Ciências de Lisboa, entre outras entidades culturais. Galardoado com vários prémios e distinções, entre os quais o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Clermont-Auvergne. Possui mais de 60 livros publicados, entre eles, o recente “Muitas línguas, uma língua - a trajetória do português brasileiro”.

 

Tema: A Língua Portuguesa no mundo globalizado
Local: Auditório Camões, Rua Rodrigues Sampaio, 113, Lisboa

Entrada livre

 

Sobre o Camões dá que falar

Com um orador convidado por mês, o Camões abre as suas portas à sociedade civil e pretende tornar-se palco de discussões e debates, num registo informal e inclusivo, de modo a estimular a troca de ideias com a participação ativa da audiência.