"Camões dá que falar" com Jorge Sampaio

Publicado em sexta-feira, 13 setembro 2019 14:43

O Camões deu novamente que falar no dia 12 de setembro de 2019, com Jorge Sampaio, antigo Presidente da República e Presidente da Plataforma Global para Estudantes Sírios. Entre os convidados desta 18.ª sessão do “Camões dá que falar”, estiveram o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, a Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, e vários Embaixadores, entre outros organismos.

A conversa decorreu em torno da temática “Portugal muito à frente: a criação de uma via verde para o ensino superior nas emergências”. Durante a sua intervenção, que teve por base uma brochura disponibilizada ao público - o relatório de 2018: “Higher Education in Emergencies” - , Jorge Sampaio sublinhou a importância de Portugal desempenhar um papel de relevo no sentido de assegurar o acesso ao ensino superior em situações de crise de refugiados - referindo nomeadamente o caso dos estudantes sírios - e que essa importância se deve à necessidade de assegurar que não deixem de haver professores em situações de crise.

Após a visualização de um vídeo, teve lugar um debate animado com o público, incluindo os membros do governo presentes, num auditório lotado.

Veja aqui um vídeo com os primeiros momentos da sessão.

30999 2

30999 3

30999 4

30999 5

30999 6