"Camões dá que falar" com Mónica Ferro

Publicado em sexta-feira, 20 julho 2018 16:03

Mónica Ferro encheu o Auditório do Camões, I.P., na sétima edição do “Camões dá que falar”. No dia 19 de julho de 2018, a Diretora do Fundo Populacional das Nações Unidas, em Genebra dissertou sobre o tema “O papel da cooperação na promoção da igualdade de género”.

Perante uma plateia interessada que interagiu através de várias perguntas e comentários, Mónica Ferro desconstruiu o conceito de “igualdade de género”, enquanto assunto que não pode ser encarado de forma monolítica, mas que enquadra uma multiplicidade de respostas. Tendo presente a dualidade entre o que é legislado e o enquadramento cultural da sua aplicação, Mónica Ferro frisou que as leis não mudam mentalidades e os espaços de conversação têm de ser alargados, o que já se denota na emergência de consciência política e no interesse das instituições públicas para o debate na implementação de instrumentos e boas práticas com o intuito de chamar a atenção para esta matéria.

A oradora focou o trabalho desempenhado pelo Fundo Populacional das Nações Unidades e o seu impacto nos países em desenvolvimento, reforçando a ideia que as políticas de cooperação devem ser entendidas como investimento e não como despesa. Num registo de diálogo e partilha de experiências, Mónica Ferro terminou a sua intervenção afirmando que a igualdade de género não é uma questão de mulheres, mas uma questão de sociedades.

20026 1