"Camões dá que falar" com Rebeca Grynspan

Publicado em sexta-feira, 12 abril 2019 06:52

O “Camões dá que falar” recebeu no dia 11 de abril de 2019, pelas 17h00, Rebeca Grynspan, secretária-geral ibero-americana. A sessão decorreu sob o lema “Dois continentes e duas línguas globais numa mesma comunidade: diálogo ibero-americano”.

Rebeca Grynspan sublinhou que a comunidade ibero-americana aposta no desenvolvimento sustentável que a Agenda 2030 preconiza e que “trata de combater a pobreza e a fome, de diminuir as desigualdades, de criar emprego digno, de combater as alterações climáticas e ambientais”, tendo destacado um dos que considera ser mais importante: a educação.

Nesse sentido, a secretária-geral saudou a iniciativa de Portugal em querer realizar um programa ibero-americano de educação para o desenvolvimento e defendeu uma maior cooperação entre a comunidade ibero-americana e a CPLP no sentido de fazerem mais em conjunto pela projeção das duas línguas, o português e o espanhol.

O Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Luís Faro Ramos, considerou, por seu lado, que o objetivo é que “nos países de língua espanhola, o português seja ensinado como segunda língua ou como língua estrangeira, e que nos países de língua portuguesa o espanhol seja ensinado como segunda língua”. Reiterou ainda a aposta de Portugal na Ibero-américa, nomeadamente nas áreas da Cultura e da Educação para o Desenvolvimento.

30352 2

30352 3

30352