Camões, I.P. apoia Comissão da Verdade da Colômbia

Publicado em terça-feira, 20 novembro 2018 19:12

A Embaixadora de Portugal em Bogotá, Gabriela Soares de Albergaria, formalizou, dia 20 de novembro de 2018, o apoio de Portugal ao projeto “Las Mujeres PazHaremos de la Mano de la CEV”, que tem por objetivo capacitar 70 mulheres líderes na documentação de casos para a CEV, bem como 50 funcionários do Congresso e instituições nacionais e locais, responsáveis pela implementação do acordo de paz. A cerimónia teve lugar na sede da Comissão para o Esclarecimento da Verdade, da Convivência e da Não Repetição (CEV), e contou com a presença do Vice-Presidente do Camões, I.P., Gonçalo Teles Gomes, dos Comissários Lúcia Gonzalez, Alejandra Miller, o Secretário-Geral da CEV Maurício Katz e a responsável pela ONGD implementadora “Movimento Asociación Ruta Pacífica de las Mujeres”, Mariano Gallego.

 

O projeto, financiado pelo Camões, I.P. através do Fundo de Pequenos Projetos da Embaixada de Portugal em Bogotá, constitui assim um apoio inequívoco ao exercício de estruturação territorial da Comissão e em especial à região emblemática produtora de café (”eje cafetero”), nos departamentos de Risaralda, Caldas e Quíndio, onde se concentrará maioritariamente a formação oferecida.

Por meio desta intervenção, pretende-se contribuir para a realização do mandato da CEV, através do fortalecimento da participação das mulheres, bem como a geração de um ambiente positivo nos territórios onde atua a Ruta Pacífica. Esta organização trabalhará ainda a componente de sensibilização junto de elementos do Congresso para apoio da implementação do acordo de paz

A Comissão foi oficialmente instalada em 5 de dezembro de 2017 com o objetivo de ajudar a esclarecer a verdade do conflito na Colômbia, a reconciliação e a convivência pacífica nos territórios.