Camões, I.P. celebra protocolo para a formação de professores do Ensino Médio Técnico em Angola

Publicado em quinta-feira, 05 março 2020 11:26

O Presidente do Camões, I.P., Luís Faro Ramos, assinou no dia 4 de março de 2020 um protocolo de cooperação com o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e com os Institutos Politécnicos de Bragança, Coimbra, Leiria e Setúbal no âmbito do projeto de Revitalização do Ensino Técnico e da Formação Profissional em Angola (RETFOP).

Esta parceria, que ascende a cerca de 890.000 euros, permitirá que o CCISP e os quatro Institutos Politécnicos portugueses apoiem a implementação de 11 novos cursos superiores de formação inicial de professores para o Ensino Médio Técnico, que arrancarão em Luanda e no Huambo no ano letivo de 2020.

Os cursos serão ministrados conjuntamente entre Universidades e Institutos Superiores de Ciências da Educação (ISCED) de Angola, designadamente pelas Universidades Agostinho Neto e José Eduardo dos Santos e pelos ISCED de Luanda e do Huambo, cujos docentes beneficiarão de capacitação, e serão disponibilizadas bolsas de estudo a todos os alunos que os frequentem.

O objetivo desta parceria é contribuir para a formação de cerca de 475 professores para o Ensino Médio Técnico angolano nas áreas de formação da agricultura e indústrias alimentares, construção civil, mecânica e eletricidade, eletrónica e telecomunicações.

 

O projeto RETFOP tem como objetivo contribuir para a redução do desemprego, especialmente entre os jovens, através da disponibilização de capital humano mais empregável e produtivo. Financiado pela União Europeia e gerido pelo Camões, I.P. em parceria com a Expertise France, o projeto abrange as províncias de Benguela, Huambo, Huíla, Luanda, Moxico e Uíge, contando com uma dotação financeira global de 22 milhões de Euros.