Camões, I.P. colabora na realização do I Festival Internacional de Dança Contemporânea de São Tomé e Príncipe

Publicado em terça-feira, 31 maio 2022 16:35

O Camões - Centro Cultural Português em São Tomé colaborou com o Estúdio de Artes Performativas - Raiz Arte e o Espaço Cacau, na realização do I Festival Internacional de Dança Contemporânea de São Tomé, o qual teve lugar entre os dias 21 e 29 de abril, de 2022 em vários espaços da cidade de São Tomé.

Este foi um Festival repleto de atividades, entre as quais se destacaram a sessão com os testemunhos de jovens bailarinos dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Rubina Suzeth, de Angola; Djan Neguim, de Cabo Verde e Osvaldo Passarivo, de Moçambique) sobre os desafios e oportunidades do seu percurso enquanto bailarinos profissionais, a realização de um workshop intensivo de dança contemporânea, para jovens dos 16 aos 35 anos e a exibição do documentário “Pina”, de Wim Wenders.

No Dia Mundial da Dança - que se comemora a 29 de abril - e encerrando o Festival, realizou-se um espetáculo de dança contemporânea, no Espaço Cacau, com a apresentação de três performances (“Des-cansado”, por Abdulay Ceita; “Cinzas de Falcão”, por Dério Quinto e Fafa Silva; e “Muala”, por Bibiana Figueiredo).

Nas suas apresentações, os bailarinos incorporaram as técnicas e aprendizagens de dança contemporânea com a cultura e danças tradicionais santomenses, num original processo criativo. Destaca-se positivamente a audiência deste espetáculo, com cerca de 350 pessoas no público, demonstrativo da abertura do público santomense para este tipo de iniciativa cultural.

Saiba mais em:

Reportagem TVS (dia 21) 

Reportagem TVS (dia 23) Workshop intensivo

Reportagem TVS (dia 29)

Reportagem da RTP África (dia 29 - a partir dos 26m23s)

Téla Nón

33174 2

33174 3

33174 4

33174 5