Camões, I.P. e a Agência Brasileira de Cooperação assinam Memorando de Entendimento sobre Cooperação Triangular para o Desenvolvimento em países terceiros

Publicado em quarta-feira, 02 novembro 2016 10:23

O Camões, I.P. e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) assinaram no dia 1 de novembro de 2016, em Brasília, à margem da Cimeiro Luso-Brasileira, um Memorando de Entendimento para o desenvolvimento de ações de Cooperação Triangular para o Desenvolvimento em países terceiros.

 

O Memorando foi assinado pelo Vice-Presidente do Camões I.P., Gonçalo Teles Gomes, e pelo Diretor da ABC, João Almino, na presença do Primeiro-ministro, António Costa, e do Presidente do Brasil, Michel Temer.

Portugal e o Brasil estabelecem, assim, uma nova etapa de cooperação baseada no diálogo e na partilha de esforços em países terceiros, alicerçada numa maior eficiência na gestão dos recursos e das capacidades disponíveis, por intermédio de projetos de cooperação triangular.

Esta cooperação terá como destinatários os países de língua oficial portuguesa de África e Timor-Leste e outros a acordar conjuntamente, em áreas onde Portugal e Brasil partilhem interesses comuns, e que contribuam para a erradicação da pobreza e o desenvolvimento sustentável desses países.