Camões, I.P. e American Councils for International Education estabelecem parceria para fortalecer o estudo e ensino da língua e cultura portuguesas nos EUA

Publicado em segunda-feira, 19 fevereiro 2018 15:26

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., em colaboração com a American Councils for International Education, com sede em Washington D.C., Estados Unidos da América, estabeleceram uma parceria, através de um Memorando de Entendimento, para fortalecerem o estudo e ensino da língua e cultura portuguesas nos Estados Unidos e apoiarem o acesso à educação em línguas estrangeiras de forma alargada.

Esta parceria promoverá diretamente os Exames Nacionais em Línguas Estrangeiras (NEWL – National Examinations in World Languages), em conjunto com uma série de avaliações nestas línguas, incluindo o Português.

Os exames NEWL são reconhecidos pelo College Board e estão disponíveis para todas as Escolas Secundárias nos EUA e Instituições de Ensino Superior. O NEWL avalia a proficiência linguística individual, resultando numa pontuação composta por um sistema que pode ser usado para solicitar créditos para a entrada numa universidade e/ou posicionamento (proficiência) na língua alvo. Para mais informações, visite www.americancouncils.org/NEWL e http://www.americancouncils.org/NEWL.

  • A American Councils for International Education constitui uma organização profissional norte-americana que desenvolve exames de proficiência em língua estrangeira conferindo créditos no ensino secundário e no acesso ao ensino superior. Oferece também um conjunto de programas de intercâmbio e de estudo no estrangeiro.
  • Os National Examinations in World Languages (NEWL) são exames que testam as competências dos alunos em língua estrangeira em diversos domínios, tendo em conta vários níveis de proficiência. Os NEWL oferecem exames em 5 línguas estrangeiras consideradas cruciais pela American Councils for International Education, designadamente o russo, o chinês, o coreano, o árabe e o português. Todos eles são reconhecidos pelo Programa de Advanced Placement do College Board.
  • O College Board é uma prestigiada organização de estabelecimentos de ensino norte-americanos que reconhece e certifica, entre outras áreas curriculares, o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras nos EUA, para efeitos de contagem de créditos no ensino secundário e no acesso ao ensino superior.
  • O programa de Advanced Placement (AP), do College Board, reconhece os exames do NEWL, desenvolvidos pela American Councils for International Education, incluindo para efeitos de contagem de créditos no acesso ao ensino superior e recomenda-os a todos os estabelecimentos de ensino associados.