Camões, I.P. e Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos assinam Acordo de Parceria e Projeto para a Guiné-Bissau

Publicado em segunda-feira, 19 abril 2021 10:10

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e a Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos (SPCI) assinaram no dia 16 de abril de 2021 um Acordo de Parceria, tendo como objetivo dar uma mais eficaz resposta às solicitações das autoridades dos Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste para formação e capacitação dos respetivos profissionais de saúde, nomeadamente em medicina intensiva e, em particular, tendo presente o atual contexto pandémico. Este Acordo é ainda um importante contributo no âmbito da implementação do Plano de Ação na resposta sanitária à pandemia COVID-19, entre Portugal e os PALOP e Timor-Leste, que conta com a SPCI como parceira implementadora de Formação em Doente Crítico COVID-19.

 

Foi igualmente assinado um Documento de Projeto específico para a Guiné-Bissau, que permitirá operacionalizar o Memorando de Entendimento assinado entre o Camões, I.P. e a Mashav, a Agência Israelita Internacional para a Cooperação para o Desenvolvimento, com o objetivo de desenvolver ações conjuntas de cooperação para o desenvolvimento em países terceiros (cooperação triangular).

No âmbito daquele Documento e Memorando a SPCI vai desenvolver uma ação de formação teórica e prática, direcionada a cerca de 50 profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) que se encontram na linha da frente do combate à COVID-19 na Guiné Bissau. A componente prática terá lugar de 1 a 11 de maio de 2021 e incidirá em profissionais de dois Hospitais de referência do país.

Acordo de Parceria e Projeto para a Guiné-Bissau