Guiné-Bissau: Camões, I.P. e União Europeia inauguram Centro de Ensino e Formação Agrícola em Buba

Publicado em segunda-feira, 27 novembro 2017 15:30

O Embaixador de Portugal em Bissau e representantes da União Europeia, na presença do Bispo de Bafatá, inauguraram a 23 de novembro de 2017, em Buba, o novo Centro de Ensino e Formação Agrícola (CEFA), no âmbito do Programa UE-ACTIVA.

A gestão deste centro é resultado de uma parceria entre o Camões, I.P. e a Caritas de Bafatá para dotar jovens empreendedores de formação de base e assim contribuir para o aumento da capacidade de produção agrícola e a transição de uma agricultura de subsistência para uma agricultura de rendimento ou empresarial.

O CEFA dispõe agora de laboratórios de química e biologia, salas de informática, campos agrícolas experimentais, tratores e materiais agrícolas, garantindo assim uma forte componente prática da formação. Estes recursos, aliados a um corpo docente muito experiente, darão resposta à necessidade de aumentar a disponibilidade de mão-de-obra especializada e de ser promovida uma visão empresarial do setor agrícola no país.

Neste primeiro ano do Curso de Técnico Agrícola, o CEFA conta já com duas turmas e 66 alunos. Para além da formação especializada, estes beneficiarão ainda de equivalência ao 12º ano, uma vez que o currículo inclui componentes do programa do secundário oficial.

O UE-ACTIVA (Ações Coletivas e Territoriais Integradas para a Valorização da Agricultura) é um programa financiado pelo 10º Fundo Europeu de Desenvolvimento e cofinanciado pelo Camões, I.P. O seu Eixo 3 - Apoio Integrado ao Desenvolvimento Rural, é administrado pelo Camões, I.P., com vista à intensificação e valorização da agricultura.

Para mais informações sobre este evento e sobre o Programa consulte: https://www.facebook.com/programaueactivaintensificacaoagricultura/