Guiné-Bissau: Camões – Centro Cultural Português promove debate sobre “Soberania Cultural”

Publicado em quinta-feira, 22 setembro 2016 18:32

O Camões – Centro Cultural Português em Bissau promove no dia 23 de setembro de 2016, às 21h00,um segundo debate em torno da identidade cultural guineense, desta vez sobre o tema da "Soberania Cultural".

Participam neste debate o Diretor-Geral da Cultura, João Cornélio; o Presidente da Câmara Municipal de Bissau, Adriano Correia; o escritor Fernando Perdigão e o sociólogo Miguel de Barros. Será moderado pelo Luís Fonseca, da RTP/Lusa na Guiné-Bissau.

Soberania cultural pode definir-se como a capacidade de um Povo para afirmar, desenvolver e proteger a sua identidade cultural e tomar decisões com autonomia sobre a sua produção cultural. É um dos mais importantes pilares de poder dos Estados e de soberania na ordem internacional.

Serão colocadas questões como os fatores de soberania cultural na Guiné-Bissau, os obstáculos à realização do máximo potencial de soberania cultural, o papel da sociedade civil (na definição da agenda, na produção cultural, no financiamento do setor, na coordenação) e o papel do Estado (na estratégia, na regulação, na coordenação).