Canadá: 4.ª Adenda ao Memorando de Entendimento no ensino da Língua Portuguesa

Publicado em segunda-feira, 08 novembro 2021 16:31

No âmbito da visita oficial da Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas ao Canadá, Berta Nunes, o Vogal do Conselho Diretivo do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. para a Língua e Cultura, João Neves, e o Associate Director for Academic Affairs da Toronto Catholic District School Board assinaram a 4.ª Adenda ao Memorando de Entendimento, através do qual, desde 2016, as duas entidades cooperam na oferta do ensino da língua portuguesa em escolas católicas da região de Toronto.

No que constitui o maior dos sete programas de cooperação que o Camões, I.P. tem protocolados com Direções Escolares em várias províncias do Canadá, 13 escolas do ensino básico e secundário de Toronto oferecem a língua portuguesa em contexto curricular e extracurricular, criando a oportunidade não só para o ensino da língua portuguesa como língua de herança, dirigido a crianças portuguesas e lusodescendentes, mas também como língua de comunicação internacional, dirigida a todos os alunos que frequentam as escolas abrangidas pelo programa.

Na mesma sessão, que decorreu na Casa do Alentejo em Toronto, foi ainda assinado um protocolo de Cooperação entre o Camões, I.P. e o First Portuguese Canadian Cultural Centre que, como Escola Associada do Camões, I.P., recebe apoio ao nível de materiais didáticos e bibliográficos, formação de docentes e da certificação das aprendizagens pelos alunos.

Antes da pandemia, mais de 5000 alunos dos ensinos básico e secundário aprendiam português através do Programa de Línguas Internacionais das várias Direções Escolares e também de escolas de âmbito associativo e comunitário, número que se espera que possa vir a ser de novo atingido e reforçado com a retoma progressiva do ensino presencial no Canadá, previsto para janeiro de 2022.

Para além da Secretária de Estado das Comunidades, Berta Nunes, a sessão de assinatura contou com a presença do Embaixador de Portugal no Canadá, do Cônsul-Geral de Portugal em Toronto, do Coordenador do EPE para o Canadá, do Presidente da Casa do Alentejo em Toronto, da Leitora do Camões, I.P. na Universidade de Toronto, de vários docentes de língua portuguesa e 53 alunos, aos quais, na ocasião, foram entregues os Certificados do EPE referentes aos exames de certificação realizados em 2019/2020.

 

32733 4

32733 5

32733 1