Canadá: Apresentação do livro “Fafe – História, Memória e Património”, em Toronto

Publicado em terça-feira, 05 agosto 2014 12:25

O último livro do historiador português Daniel Bastos, “Fafe - História, Memória e Património”, vai ser apresentado no dia 11 de agosto de 2014, às 18h30, na Casa do Alentejo em Toronto, a convite da Coordenação do Ensino Português no Canadá.

A obra conta com a chancela da Editora Converso numa edição trilingue (português, francês e inglês) e é o resultado de uma parceria entre o autor e o fotógrafo José Pedro Fernandes. A obra, traduzida por Paulo Teixeira, tem prefácio de Gérald Bloncourt, poeta, pintor e fotógrafo francês da emigração portuguesa.

Folheando as páginas deste livro - de aspeto gráfico cuidado, em papel couché, capa dura e impressão a verniz local - é proposta ao leitor uma viagem por “uma história concisa de Fafe, que procura dar uma descrição do essencial da evolução histórica do concelho, devidamente fundamentada”, contou Daniel Bastos ao semanário Notícias de Fafe.

“Nas 300 páginas da obra, profusamente ilustradas, encontramos uma centena de fotografias a preto e branco que revisitam o património material de interesse cultural, e a diversidade do património natural e imaterial de Fafe”, acrescentou o historiador.

Numa deslocação recente ao Canadá, nação que alberga uma das maiores comunidades de emigrantes portugueses, Daniel Bastos visitou o Centro Cultural Português de Mississauga, no Ontário e o Museu dos Pioneiros em Toronto, um espaço de memória e de homenagem aos primeiros emigrantes portugueses que na década de 1950 chegaram ao Canadá.

Desde o seu lançamento no final de 2013, o livro de Daniel Bastos foi já apresentado em Guimarães, Braga, Porto e Lisboa, assim como junto da comunidade emigrante portuguesa em França, no Consulado de Portugal em Paris e na Bélgica, na Livraria Orfeu em Bruxelas.

“Fafe – História, Memória e Património” teve o patrocínio de uma dezena de empresas representativas do tecido socioeconómico de Fafe.