Canadá: Encontro de professores de português

Publicado em quarta-feira, 15 maio 2019 10:05

O segundo simpósio dedicado ao ensino de português no Canadá, organizado pela Associação de Professores de Português do Canadá (CATPor), teve lugar no dia 4 de maio de 2019, na Universidade de Otava. Cerca de 65 professores e outros profissionais do setor da educação estiveram presentes este ano, com representantes vindos da Colômbia Britânica, Alberta e Quebeque, destacando-se a presença e intervenções do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, e do Vogal do Conselho Diretivo do Camões. I.P., João Laurentino Neves.

O encontro ofereceu duas sessões de formação: a sessão “Como criar “borboletas no cérebro”? dinamizada pela formadora Teresa Ferreira, e outra intitulada “Dicas pedagógicas,” dinamizada por professores de português a ensinar no Canadá. Foram ainda entregues certificados de proficiência em língua portuguesa, no âmbito da certificação das aprendizagens do EPE (Ensino de Português no Estrangeiro), tendo sido oferecida uma bolsa ao melhor aluno do centro de exames de Otava por Marisol Ribeiro, responsável do Escritório de Representação da Caixa Geral de Depósitos em Toronto.

O simpósio teve o apoio do Camões I.P./Coordenação de Ensino Português no Canadá, da Embaixada de Portugal no Canadá, e do Departamento de Línguas e Literaturas Modernas da Universidade de Otava.