Canadá: Mia Couto homenageado no festival literário Metropolis Bleu

Publicado em segunda-feira, 22 abril 2013 14:52

O escritor moçambicano Mia Couto vai ser homenageado a 23 de abril de 2013 no Festival de Literatura Metropolis Bleu, durante uma sessão de leitura integrada na programação do certame, que decorre até ao próximo dia 28 em Montreal, Canadá.

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, 23 de abril, será assinalado por uma sessão de leitura multilingue, com início às 18h na sala Godin do Hotel 10, em Montreal, durante a qual serão apresentados excertos de diversos livros de autores europeus ou de línguas europeias.

Mia Couto foi um dos autores escolhidos para marcar presença nesta sessão de leitura, durante a qual serão apresentados excertos do seu livro, Vinte e Zinco, uma escolha que pretende ao mesmo tempo assinalar o Dia da Revolução dos Cravos, celebrado a 25 de abril.

No final do evento haverá uma troca de livros: os participantes são encorajados a levar um livro, que será trocado pelo de outro participante.

Esta iniciativa, de entrada gratuita, é organizada pelo círculo de leitura de Montreal "Lisez l'Europe”, com o apoio do Camões, IP, e está integrada no Festival de Literatura de Montreal Metropolis Bleu, em curso desde 22 de abril de 2013.

O projeto “Lisez l’Europe” é composto por várias entidades culturais, instituições ligadas ao livro e representações diplomáticas: consulados de Portugal, Áustria, Espanha e França, EUNIC Canadá, Estudos Portugueses e Lusófonos da Universidade de Montreal, Centro de Recursos de Espanhol da Universidade de Montreal, Mediateca dos Estudos Catalãs da Universidade de Montreal, Círculo Cultural Catalão, Instituto Ramon Llull, Instituto Italiano de Cultura de Montreal, Fórum Cultural Austríaco, Instituto Goethe e Livraria Las Américas.