Candidatura a residência artística para artistas emergentes europeus

Publicado em quarta-feira, 02 dezembro 2015 12:38

Fórum Internacional de Gestão Artística e Cultural – FIGAC – é um evento científico e cultural que se realiza na região Norte de Portugal desde o ano de 2010 no âmbito do curso de licenciatura em Gestão Artística e Cultural do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

O FIGAC visa promover o diálogo e a reflexão sobre aspetos relacionados com a gestão cultural contemporânea a nível nacional e internacional, e, a médio prazo, pretende constituir-se como um espaço de referência no que concerne à divulgação de boas práticas e à promoção da discussão e da produção científicas sobre temas relacionados com a gestão cultural contemporânea.

O VII FIGAC, que ocorrerá nos dias 2 e 3 de junho de 2016 nas instalações do IPVC, terá como tema “Gestão Cultural: Formação e Profissionalização”.

Dando continuidade ao projeto lançado em 2015, no âmbito do FIGAC 2016 vai realizar-se uma Residência Artística com o objetivo de promover oportunidades para a mobilidade de artistas emergentes europeus e para a circulação das suas obras culturais e criativas.

Assim sendo, a Comissão Científica do FIGAC 2016 convida 6 Artistas Emergentes Europeus a participar numa Residência Artística que vai decorrer em Viana do Castelo entre os dias 26 de maio e 3 de junho de 2016, e que terá como finalidade a criação coletiva de um projeto artístico que será apresentado publicamente no dia 2 de junho de 2016.

No âmbito da Residência Artística será ainda inaugurada uma exposição/instalação coletiva com um trabalho individual da autoria de cada um dos 6 artistas participantes e promovida uma mesa-redonda para debater a experiência vivenciada pelos artistas residentes.

Os interessados em integrar a Residência Artística deverão ser europeus, com idade superior a 18 anos e com formação no setor cultural e criativo. A candidatura deve ser efetuada até ao dia 31 de dezembro de 2015 através do preenchimento do Formulário de Candidatura Online e do envio para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. dos seguintes documentos complementares: Curriculum Vitae, Carta de Motivação e Memória Descritiva do Projeto Individual a integrar a Exposição Coletiva.

Todas as candidaturas serão avaliadas por dois membros da comissão científica tendo em consideração a sua contribuição para sublinhar a diversidade dos campos de ação da Gestão Cultural.

Os candidatos admitidos serão notificados da decisão até ao dia 31 de janeiro de 2016 e deverão confirmar o seu interesse em participar na residência até ao dia 20 de fevereiro de 2016.

Os participantes na Residência Artística ficarão instalados gratuitamente num apartamento situado em Viana do Castelo, equipado para 8 pessoas, em regime de pensão completa (alojamento e três refeições diárias); terão à sua disposição várias instalações do IPVC para o desenvolvimento do trabalho (anfiteatro ao ar livre, ateliê de artes plásticas, sala de expressão dramática, sala multimédia, etc); terão a oportunidade de efetuar um conjunto de contactos com artistas e espaços culturais da região; terão individualmente um apoio financeiro até um máximo de 100 EUR para despesas com viagens desde o local de origem até Viana do Castelo; e terão, coletivamente, um apoio global de 300 EUR para despesas com materiais a adquirir durante a Residência Artística em Viana do Castelo e que se revelem necessários para a produção do projeto artístico coletivo.

Para mais informações consultar as condições de participação