Portugal: Candidaturas ao Prémio Fundação PLMJ de Vídeo-Arte da CPLP até 15 de abril

Publicado em segunda-feira, 02 abril 2012 08:23

Até 15 de abril decorre o prazo para a apresentação de obras candidatas ao 2º Prémio Fundação PLMJ de Vídeo-arte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), promovido por aquela instituição com a colaboração do Instituto Camões (IC).

O prémio, de periodicidade anual, é «aberto a artistas nascidos ou residentes na CPLP (exceto Portugal), nomeadamente Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste», segundo uma nota divulgada pela fundação.

Na sua primeira edição, em 2011, o prémio foi ganho por Berry Bickle (n. 1959), uma zimbabueana que reside em Moçambique, com a obra Between Moment – Red, Green, Black. Uma seleção de cinco obras concorrentes ao prémio de 2011 foi apresentada em setembro passado em Maputo, como parte integrante da programação do festival de cinema documental Dockanema.

A Fundação PLMJ, instituída pela sociedade de advogados PLMJ – A.M. Pereira, Sáragga Leal, Oliveira Martins, Júdice e Associados, sedeada em Lisboa, «apoia a arte da CPLP através do desenvolvimento de uma colecção, da organização de exposições, da edição de livros e da realização de outros projetos».

A receção das obras a concurso, cujo suporte deverá ser um DVD, é feita nos centros culturais do Instituto Camões nos países da CPLP.

O prémio consiste na aquisição da obra no montante de 2.500 euros pela Fundação PLMJ, que se compromete ainda a «apresentar essa obra na próxima exposição dedicada à arte da CPLP» por si organizada «no seu espaço expositivo em Lisboa, bem como noutros projetos promovidos pela Fundação PLMJ».

O autor da obra vencedora será notificado do prémio por correio eletrónico até 30 de junho de 2012.

Regulamento