Moçambique: Concurso de ilustrações para capas de livros de cartão

Publicado em terça-feira, 25 setembro 2012 19:02

Até 1 de outubro estão abertas as inscrições para o concurso de ‘ilustração de capas para livros de cartão’, promovido pelo polo da cidade da Beira do Centro Cultural Português/Camões, IP.

Trata-se de uma das várias iniciativas no âmbito da Feira de Livros de Cartão, que o polo vai dinamizar na Beira, a segunda cidade de Moçambique, durante o mês de Outubro, numa parceria com a Editora Kutsemba Cartão.

Intitulado O Conteúdo do Livro Começa na Capa – Ilustração de capas para livros de cartão, o concurso visa «promover as artes plásticas na cidade da Beira» e «o gosto pela leitura e pelos livros», bem como «valorizar as competências artísticas dos concorrentes, nomeadamente no que se refere às técnicas de ilustração utilizadas», indica o regulamento divulgado.

Os livros de cartão são livros de fabrico artesanal com capas em cartão reciclado, todas elas ilustradas de forma diferente.

«Neste concurso, os participantes terão acesso a uma história (a mesma para todos) e a uma única capa de um livro de cartão, a qual deverão ilustrar, utilizando as técnicas e os materiais que bem entenderem», explicam os organizadores do concurso.

«A capa deverá ser ilustrativa da ação narrada no texto, isto é, deverá haver uma ligação entre o conteúdo do livro e a ilustração feita pelo concorrente», acrescentam.

Qualquer pessoa poderá participar no concurso e, no ato de inscrição no polo do Centro Cultural Português, recebemo kit do concurso, contendo o texto que servirá de mote à ilustração e a capa que deve ilustrar. A entrega dos trabalhos termina a 12 de outubro.

O júri do concurso é composto Maria Pinto de Sá, diretora da Casa do Artista – Beira, mestre Silva Dunduro, artista plástico da Beira e membro fundador da Casa do Artista – Beira, Stela Chemane, diretora do Centro Universitário de Cultura e Artes da Universidade Pedagógica – Beira, Ricardo Portugal, professor na Unizambeze, e Luís Correia Mendes, diretor comercial do Banco Único – Beira.

Na apreciação das participações, serão tidos em conta os seguintes critérios cinco critérios, com peso idêntico: «adequação da ilustração ao conteúdo do texto», «criatividade», «capacidade técnica», «escolha e conjugação dos materiais» e «apresentação (equilíbrio, cuidado, limpeza)».

Os vencedores serão anunciados a 18 de outubro e os prémios monetários são de 3.000 meticais para o 1º classificado, 2.000 meticais para o 2º e 1.000 meticais para o terceiro.

O regulamento do concurso indica que «as capas submetidas a concurso integrarão o acervo da Editora Kutsemba Cartão, instituição dinamizadora da Feira de Livros de Cartão, podendo, se a editora assim o entender, integrar o stock de vendas da edição da Feira de Livros de Cartão da Beira».

Os interessados poderão acompanhar o concurso através do blogue do polo da Beira do Centro Cultural Português/Camões IP em http://ic-beira.blogspot.pt/