Carla Varela é a vencedora da Residência Artística em Dança, na cidade de Lisboa

Publicado em quarta-feira, 27 outubro 2021 16:26

Carla Varela é a artista vencedora da 4.ª edição do programa de Residência Artística em Dança, a realizar de 1 a 30 de novembro de 2021, na cidade de Lisboa, em Portugal. 

Criado ao abrigo do Protocolo de Cooperação celebrado entre a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. (Camões, I.P.), o programa destina-se a coreógrafo(a)s e/ou bailarino(a)s de nacionalidade cabo-verdiana em início de carreira, com residência oficial em Cabo Verde ou que se encontrem a viver, estudar e/ou trabalhar no país e que pretendam desenvolver um projeto de criação artística na área da dança, coerente com o seu percurso artístico e pertinente na proposta de relação com a cidade de Lisboa.

O júri, constituído por João Fiadeiro (especialista na área da Dança, convidado), Susana Dias (CML) e Neuza Polido (Camões, I.P.), decidiu por unanimidade selecionar a proposta de Carla Tavares para, em contexto fundamentalmente formativo junto de algumas entidades culturais da área da dança, adquirir mais conhecimentos e ferramentas que contribuam para o seu crescimento e formação enquanto artista. O júri valorizou o impacto e benefícios expectáveis que novas aprendizagens e experiências proporcionadas pela residência poderão refletir, de forma determinante, na atividade artística da candidata. Foi também valorizado o facto de a sua proposta ter sido das mais abertas em termos concetuais ao apostar num formato de dança abrangente e transversal como a dança contemporânea, podendo por isso receber e relacionar-se com um maior número de registos.

Carla Varela será a artista emergente em residência na cidade de Lisboa, entre 1 e 30 de novembro de 2021.