Fadista Carlos do Carmo recebe o Grammy Latino de Carreira

Publicado em quinta-feira, 20 novembro 2014 12:54

O fadista Carlos do Carmo recebeu a 19 de novembro de 2014 o Grammy Latino de Carreira, no Hollywood MGM Theatre, em Las Vegas, no Nevada. O “’Lifetime Achievement Award’, que lhe foi atribuído por unanimidade pelo 'Board of Trustees' da Latin Academy of Recording Arts and Sciences, consagra a obra de grandes referências do panorama musical internacional.

O artista, nascido em Lisboa a 21 de dezembro de 1939 e com uma carreira musical de 51 anos, disse que esta é uma oportunidade para dar a conhecer outros artistas portugueses que, no futuro, podem vir a ser premiados.

Em declarações à Agência Lusa o fadista afirmou: “Num momento de sofrimento como o que o meu povo está a viver, e a minha pátria está a viver, a alegria que possa dar às pessoas, apesar da simplicidade que as coisas têm - isto não lhes mata a fome, nem lhes arranja emprego -, mas que possa dar-lhes uma alegria, já fico muito contente”.

Fazendo uma reflexão da sua carreira, Carlos do Carmo, filho da fadista Lucília do Carmo, afirmou: “Corri sempre em pista própria e não em pista de competição, nunca competi, até porque cantar não é o mesmo que correr. Há sempre gostos. Uns gostam mais de A, outros, de B. Isso não quer dizer que A ou B cantem muito bem ou cantem mal, são os gostos das pessoas”.

Além do criador de “Canoas do Tejo”, recebem igualmente um Grammy de Carreira, por "Excelência Musical", Willy Chirino, César Costa, o Dúo Dinámico, Los Lobos, Valeria Lynch e Ney Matogrosso.

Nesta mesma cerimónia, que teve início às 10:00 locais (18:00, hora continental portuguesa), receberam o Prémio do Conselho Diretivo da Latin Academy of Recording Arts and Sciences (LARAS) os músicos André Midani e Juan Vicente Torrealba.

A cerimónia anual de entrega dos Grammy Latinos, nas diferentes categorias, realiza-se a 20 de novembro de 2014, a partir das 20:00 locais (05:00, de sexta-feira, na hora continental portuguesa).

Fonte: Agência Lusa

Vida e obra de Carlos do Carmo: http://www.museudofado.pt/personalidades/detalhes.php?id=281