França: Casa de Portugal - André de Gouveia notabiliza-se por vasta oferta cultural

Publicado em terça-feira, 04 fevereiro 2014 11:24

A Casa de Portugal - André de Gouveia, situada na Cidade Internacional Universitária de Paris e que acolhe cerca de 320 estudantes de várias nacionalidades, destacou-se em 2013 pela sua programação cultural, mais de cem eventos em diversas áreas artísticas concretizados com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e de mecenas.

Sob a direção de Ana Paixão, leitora do Camões, IP na Universidade Paris 8, a dimensão cultural da Casa de Portugal - André de Gouveia tem conquistado um amplo reconhecimento no contexto universitário parisiense e junto da comunidade de luso-descendentes na capital francesa, constituída por mais de 400 mil pessoas.

As iniciativas desenvolvidas naquele espaço residencial para estudantes, na sua maioria de doutoramento, mestrado ou de artes, são produzidas em estreita colaboração com o Centro Cultural Camões de Paris, com a cátedra Lindley Cintra da Universidade de Nanterre, com o Leitorado de Paris 8, e com outras instituições, nomeadamente com a Delegação em França da Fundação Calouste Gulbenkian.

Criada em 1967 pela Fundação Calouste Gulbenkian, a Casa de Portugal - André de Gouveia insere-se na Cité Internationale Universitaire de Paris, instituição candidata ao prémio Nobel da Paz 2014.

Projeto fundado em 1925, sob o signo da multiculturalidade, trata-se do maior campus universitário de Paris, albergando quatro dezenas de residências universitárias. Uma reportagem sobre a Casa de Portugal foi exibida no primeiro fim-de-semana de fevereiro de 2014 pela SIC Notícias, no programa “Os Europeus”.

Para ver a reportagem completa: http://sicnoticias.sapo.pt/sites/europa-infotv/2014/02/03/visita-a-casa-de-portugal-em-paris