Catarina de Albuquerque (1970–2025)

Publicado em quarta-feira, 08 outubro 2025 11:53

O Camões, I.P. manifesta o seu pesar pelo falecimento de Catarina de Albuquerque, destacando o seu contributo notável para o trabalho desenvolvido pela Cooperação Portuguesa, em particular, num dos seus pilares de atuação, o setor da água, saneamento e higiene (WASH).

Ao longo da sua carreira, Catarina de Albuquerque colaborou ativamente com o Camões, I.P., tendo participado em várias iniciativas de sensibilização e partilha de conhecimento, incluindo o ciclo “Camões dá que falar”, onde abordou os desafios e oportunidades do setor WASH.

Foi primeira Relatora Especial das Nações Unidas para os Direitos Humanos à Água e ao Saneamento (2008–2014), Catarina de Albuquerque desempenhou um papel decisivo no reconhecimento do direito à água potável e ao saneamento como direito humano universal, pela Assembleia Geral da ONU em 2010.

Desde 2014, liderava a parceria global Sanitation and Water for All (SWA), onde reforçou a cooperação internacional em prol das populações mais vulneráveis, promovendo o acesso equitativo a serviços de água e saneamento de qualidade.

O seu legado foi também reconhecido na exposição “17 Faces of Action – 17 Rostos de Ação”, que esteve patente na Biblioteca Nacional de Portugal em 2023. Esta mostra, uma iniciativa da Diretora-Geral do Escritório das Nações Unidas em Genebra (UNOG), que contou com a colaboração do Camões, I.P., destacou 17 mulheres portuguesas cujas trajetórias se alinham com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Foi uma das figuras escolhidas, representando o ODS 6 – Água Potável e Saneamento, símbolo do seu compromisso com a justiça social e a dignidade humana.

Foi ainda distinguida com a Medalha de Ouro dos Direitos Humanos da Assembleia da República e com a Ordem do Mérito pelo Presidente da República.

20319 l