Cátedra Camões na Universidade de Andorra

Publicado em terça-feira, 12 setembro 2017 18:51

Foi assinado, no dia 7 de setembro de 2017, um protocolo de cooperação entre o Camões, I.P. e a Universidade de Andorra com vista à criação da Cátedra Camões. Com o propósito maior de promover a oferta dos estudos relativos à língua portuguesa e culturas de expressão portuguesa, a Cátedra terá como seu Diretor o Reitor da Universidade, Prof. Doutor Miquel Nicolau i Vila.

Este protocolo permitirá o desenvolvimento junto da Universidade e da cidade de um conjunto de iniciativas de caráter científico e cultural com especial enfoque nas seguintes linhas de investigação: Multilinguismo e políticas linguísticas no Principado de Andorra; Estudos sobre Intercompreensão entre quatro línguas românicas: português, catalão, espanhol e francês; Didática da Língua Portuguesa e a sua Literatura; As relações entre Portugal e Andorra no âmbito educativo, cultural, político e social.

A inauguração da Cátedra Camões contou com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, que inaugurou o espaço a ela dedicado - Aula Camões.

Veja aqui as reportagens sobre este evento nos órgãos de comunicação social de Andorra.

http://www.andorradifusio.ad/Noticies/conveni-per-promoure-lactivitat-cientifica-entre-andorra-i-portugal-amb-la-catedra-camoes

http://www.ara.ad/societat/Neix-Catedra-Camoes-Universitat-dAndorra_0_1865213690.html

http://www.que.ad/andorra/201709072144-signen-conveni-nova-catedra-cames.html