Itália: Celebração de António Tabucchi - Uma memória em seis encontros

Publicado em sexta-feira, 21 setembro 2012 17:07

No dia 24 de setembro de 2012, entre as 10h30 e as 18h00, realiza-se na Universidade de Pisa, o segundo encontro de Uma memória em seis encontros, evento dedicado à obra de António Tabucchi, aberto com uma intervenção da viúva do escritor, Maria José de Alancastre, que versa sobre diferentes aspetos da obar do escritor, desde o testemunho à analise textual e literária, passando pela sua atividade enquanto articulista de jornais e revistas.

O encontro termina com um concerto dedicado ao escritor.

Durante o encontro Maida Del Sarto e Paolo Giommarelli interpretam um texto inédito de António Tabucchi “Quaderno greco”. Valeria Tocco, Valeria Bertolucci Pizzorusso, Salvatore Settis, Francesco Guazzelli, Bruno Mazzoni, Sandro Martinengo, Remo Ceserani, Blanca Periñán, Thea Rimini e Giuseppe Marcocci são os palestrantes do Encontro.

No programa do concerto surgem nomes maiores da poesia portuguesa interpretados pela soprano Rita Matos Alves e pelo instrumentista Vincenzo Maxia (piano forte).

A organizção do evento está a cargo dos responsáveis pela Cátedra Antero de Quental do Camões-Instituto da Cooperação e da Língua, Valeria Tocco, Monica Lupetti e Sofia Anfrade.