Canadá: Celebração de Fernão Mendes Pinto com exposição e palestra

Publicado em terça-feira, 09 outubro 2012 08:02

Entre 2 de outubro e 30 de novembro de 2012 está patente ao público, todos os dias úteis, das 10 às 13 horas, na Sala Atlântico - Embaixada de Portugal em Otava, a exposição “Fernão Mendes Pinto, Deslumbramento do Olhar”, constituída por 24 painéis sobre “a obra do escritor português do século XVI, Peregrinação, que constitui o primeiro grande relato da exploração do Oriente pelos portugueses e um best-seller seiscentista”.

A conceção da exposição, que fez parte das comemorações dos 500 anos do nascimento de Fernão Mendes Pinto em 2009, é da responsabilidade da Doutora Ana Paula Laborinho, Presidente do Camões, IP.

Aos sábados, das 10 da manhã ao meio-dia, serão feitas visitas guiadas, mediante marcação prévia, para professores e alunos dos cursos de Português do Ensino Básico, Secundário e das Universidades de Otava, Carleton e do Quebeque em Outaouais, bem como para quaisquer outros grupos interessados da região de Otava-Gatineau.

A exposição, patrocinada pelo Camões, IP, faz parte do Plano de Atividades Culturais 2012 da Embaixada de Portugal em Otava e foi inaugurada pela Presidente do Camões, IP, durante a sua visita a Otava.

No dia 16 de novembro de 2012, Dia dos Escritores Universais de Língua Portuguesa, às 17h30 realiza-se uma sessão dedicada a Fernão Mendes Pinto: Abertura e intervenção pelo Embaixador de Portugal, S.E. Pedro Moitinho de Almeida; Comunicação pelo Ministro-Conselheiro de Embaixada, João Sabido Costa, sobre Fernão Mendes Pinto - a figura histórica; Palestra pelo Professor Convidado do Camões, IP, na Universidade de Otava, Carlos Gomes da Silva, sobre “Viagem e Memória na Literatura Portuguesa - de Fernão Mendes Pinto a Gonçalo M. Tavares”.

Programa