Brasil: Centenário da revista “Orpheu” celebrado em dois encontros em Brasília

Publicado em segunda-feira, 20 abril 2015 13:36

Os cem anos da revista portuguesa Orpheu serão assinalados na Embaixada de Portugal em Brasília, nos dias 23 de abril e 21 de maio, às 18h30, numa iniciativa do Departamento de Artes Cénicas da Universidade de Brasília (CEN/UnB), com o apoio do Centro Cultural Português/Camões I.P.

As celebrações do centenário da Orpheu incluem palestras, leituras e exibição de vídeo, além do lançamento de Orpheu: 1915: 2015 – Textos doutrinários e fortuna crítica, uma antologia organizada por Carlos Felipe Moisés e publicada pela Editora da Unicamp. Uma obra que aborda a plataforma estética da revista, os ataques sofridos pelo grupo, acusado de loucura pelos conservadores e as polémicas a seu respeito, ao longo do século XX.

No primeiro encontro, a 23 de abril, no auditório Camões, será exibido um fragmento do vídeo O marinheiro baseado na peça teatral de Fernando Pessoa, com a atriz Sulian Vieira, um vídeo produzido para o espetáculo O naufrágio, dirigido por Silvia Davini. Na mesma sessão será lida a Ode triunfal, de Álvaro de Campos, um poema que celebra a vida nas grandes cidades modernas. Seguem-se as palestras de Carlos Felipe Moisés sobre Orpheu: 1915-2015 e de Felipe Fortuna sobre Fernando Pessoa, Ou vice-versa.

O segundo encontro, agendado para 21 de maio, terá palestras dedicadas às ligações luso-brasileiras em 1915 e às obras de Mário de Sá-Carneiro e de Almada Negreiros.