Centenário do Nascimento de Amália Rodrigues

Publicado em quinta-feira, 23 julho 2020 11:28

No ano em que se assinala o Centenário do Nascimento de Amália Rodrigues (1920-1999), a rede Camões multiplica-se em iniciativas que incluem concertos, exposições, projeções de filmes e conferências que vão decorrer durante os anos de 2020 e 2021, estando previstas mais de 40 atividades em cerca de 30 países de todos os continentes.

No dia 23 de julho, a Embaixada de Portugal em Roma (Itália) apresenta, em parceria com o Camões, I.P., um espetáculo que pretende comemorar este centenário com a atuação do Quarteto Ricardo J. Martins, composto por: Inês Graça na voz, Ricardo J. Martins na guitarra portuguesa, Bruno Davide na guitarra clássica e Luís Trindade no baixo. O concerto estará disponível na página Facebook (https://www.facebook.com/pg/ambasciataPTroma/), no Youtube (https://youtu.be/QfoJOQD260s) e no sítio web (https://www.roma.embaixadaportugal.mne.pt/) da embaixada a partir das 18h do dia 23 de julho.

Outro destaque é o Festival do Fado, a maior mostra internacional de fado, que prevê a realização de iniciativas em Madrid, Barcelona e Sevilha (Espanha), Buenos Aires (Argentina), Cidade do México (México), Cidade do Panamá (Panamá), Montevidéu (Uruguai), Bogotá (Colômbia), Rabat (Marrocos), Moscovo (Rússia), entre outras cidades

Na Argentina, a 7.ª edição do Festival do Fado, prevê-se que venha a ser realizada em streaming a partir do Centro Cultural Kirchner de Buenos Aires, em outubro. Além dos festivais, haverá concertos em países como Dinamarca, Índia, Japão, Marrocos, Ucrânia, Polónia, EUA, Cuba, Qatar e Moçambique.

O Centenário do Nascimento de Amália Rodrigues ocupa um lugar central no programa de Ação Cultural Externa (ACE) para 2020 que tem como objetivos a internacionalização da cultura portuguesa e a projeção da imagem de Portugal no mundo.

No Camões I.P., as atividades iniciaram-se no início do ano, com a exposição “Amália no Cinema”, da autoria da Cinemateca Portuguesa, que esteve patente no Camões - Centro Cultural Português em Berlim entre fevereiro e abril do presente ano; a exposição “Ecos do Fado na Arte Portuguesa” patente na Sala de Exposições da Antiga Escola do Magistério de Cáceres em janeiro; a 8.ª edição da Noite do Fado em SaintÉtienne, em fevereiro, ou o evento “Centenário do Nascimento de Amália Rodrigues - Fado nas Nações Unidas”, uma iniciativa da Missão de Portugal na ONU, em colaboração com o Consulado-Geral de Portugal em Newark em parceria com o Arte Institute.

Com Jornal de Letras