Centenário do nascimento de Vergílio Ferreira

Publicado em quinta-feira, 28 janeiro 2016 12:54

No dia 28 de janeiro de 2016 comemora-se o Centenário do nascimento de Vergílio Ferreira. As comemorações oficiais decorrem em Gouveia, cuja Biblioteca Municipal detém o nome do escritor. Incluem o lançamento da reedição das obras do autor (pela editora Quetzal), a reposição de um busto na praça de São Pedro (no centro da cidade de Gouveia), a inauguração de uma exposição e a realização de um colóquio.

No dia 29, às11 horas, o Ministro da Cultura, João Soares, estará na cerimónia de reposição do busto de Vergílio Ferreira, na praça de São Pedro, seguindo-se, no Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, a inauguração da exposição “Vergílio Ferreira: Os Caminhos da Escrita ou O Fascínio da Arte”, que ficará patente ao público até 26 de março.

O auditório da Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, recebe no sábado, às15h00, o colóquio “Vergílio Ferreira: Evocação, Evocações”, com a presença de diversas personalidades, como Fernanda Irene Fonseca, Francisco José Viegas, Liberto Cruz, Eduardo Pereira, José Gameiro e Alípio de Melo. O colóquio pretende evocar um dos mais marcantes escritores de Língua Portuguesa, mas também passar para o público aspetos menos conhecidos ou pouco abordados sobre o intelectual, o amigo e o professor. Da obra do escritor destacam-se livros como Manhã Submersa (1954), Aparição (1959), Para Sempre (1983), Rápida, a Sombra (1974), entre outros.

O programa das comemorações contempla ainda o ciclo Vergílio Ferreira e Mário Dionísio: Literatura, Pensamento e Arte , com coordenação de Maria Alzira Seixo (a ter lugar no Centro Cultural de Belém, em fevereiro) e a realização de dois colóquios internacionais dedicados à sua figura e obra: o primeiro, organizado pela Universidade de Évora (29 de fevereiro a 2 de março); o segundo, da responsabilidade da Faculdade de Letras do Porto e Câmara de Gouveia (entre 18 e 21 de maio).

Esta data também foi aproveitada para dar a conhecer a documentação inédita sobre a troca de correspondência entre Vergílio Ferreira e o SNI/Direção dos Serviços de Censura (DSC). Essa documentação está a partir de agora disponível numa exposição virtual no site do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

http://antt.dglab.gov.pt/exposicoes-virtuais-2/centenario-do-nascimento-de-vergilio-ferreira/