São Tomé e Príncipe: Centro Cultural Português acolhe curso de Desenho, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian

Publicado em terça-feira, 26 setembro 2017 14:50

Decorreu no dia 22 de setembro de 2017, no Camões – Centro Cultural Português em São Tomé, um Curso de Desenho para Artistas Plásticos, no âmbito de uma parceria entre a Fundação Calouste Gulbenkian e a AAPLAS – Associação de Artistas Plásticos Santomenses, com a colaboração do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

O curso foi ministrado pelo formador João Catarino, licenciado em Design e Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, onde leciona nos cursos livres de ilustração do Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes. É também docente na Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha, do Instituto Politécnico de Leiria e no Centro de Arte e Comunicação Visual – Ar.Co.

João Catarino integrou recentemente a equipa do “Grupo de Risco”, constituído por fotógrafos de natureza e ilustradores científicos, numa expedição à Ilha do Príncipe, onde desenvolveram trabalho já publicado em livro.

Frequentaram esta ação de formação 13 artistas plásticos santomenses, selecionados pela AAPLAS, e a melhor aluna de Desenho do Liceu Nacional. Cada formando recebeu um kit de materiais destinados a apoiar as sessões formativas.

No final da formação foram expostos no auditório do CCP alguns dos trabalhos realizados pelos artistas/formandos durante o curso, propiciando assim ao público a oportunidade de apreciar as suas obras.