Cerimónia de Assinatura da Adenda ao Protocolo de Cooperação do Projeto CAFE

Publicado em quarta-feira, 29 janeiro 2020 17:18

Teve lugar, no dia 28 de janeiro de 2020, a assinatura da Adenda ao Protocolo de Cooperação entre a República Portuguesa e a República Democrática de Timor-Leste para a implementação e funcionamento do Projeto dos Centros de Aprendizagem e Formação Escolar (CAFE), projeto de cooperação bilateral entre o Ministério da Educação de Portugal e o Ministério da Educação, Juventude e Desporto de Timor-Leste. A Adenda foi hoje assinada pelo Embaixador de Portugal em Díli, José Pedro Machado Vieira, em representação do Ministro Tiago Brandão Rodrigues, e pela Ministra Dulce de Jesus Soares.

A Adenda prevê a continuidade do projeto, no ano letivo de 2020, bem como a realização de uma avaliação internacional.

O Embaixador de Portugal, na sua intervenção, regozijou-se pela continuidade do projeto, agradecendo o empenho de toda a equipa dos CAFE – Coordenadoras, professores, educadores, funcionários e alunos – para os bons resultados alcançados. Referiu também a avaliação internacional ao Projeto, um dos aspetos centrais da Adenda, que permitirá conhecer os resultados obtidos e os reajustes necessários.

A importância desta avaliação foi igualmente identificada pela Ministra de Educação, Juventude e Desporto, que apresentou a vontade e intenção de expandir o projeto no futuro, permitindo o acesso de todas as crianças a um ensino de qualidade, com a apropriação total por parte de Timor-Leste.

A cerimónia de assinatura teve lugar nas instalações do CAFE de Díli, com a presença de várias individualidades, dirigentes, professores, funcionários e alunos desta escola. O Coordenador Interino da Escola CAFE de Díli abriu o evento, manifestando a sua satisfação pelos bons resultados alcançados por alunos das escolas CAFE nos exames finais dos dois últimos anos letivos (2018 e 2019).

31374 3

31374 b